A vila de Cerzedelo situa-se a 11 km da cidade, arciprestado e concelho de Guimarães onde se celebra, desde tempos imemoriais, a Festa das Cruzes, que se realiza no primeiro domingo do mês de maio (se coincide com o dia 3, ou no domingo seguinte).

terça-feira, 5 de maio de 2015

As Cruzes floridas de Cerzedelo

A paróquia de Santa Cristina de Cerzedelo, no arciprestado de Guimarães e Vizela viveu no passado fim de semana, 2 e 3 de maio a festa das Cruzes.
Durante o sábado as dezasseis cruzes familiares – de madeira, carvalho ou castanho, com 2 metros de altura e 3,5cm de espessura – foram asseadas com pétalas de flores naturais.
A exposição itinerante – As Cruzes floridas da missão, da autoria da arquiteta Sara Lafuente e marido, Ricardo Cardoso, professor, uma parceria entre a paróquia de Cerzedelo e os Missionários do Verbo Divino; regressou ao interior da igreja românica no fim de semana das festas, integrando nesta os trabalhos dos alunos da escola secundária de Amares.
A (re)abertura da exposição contou com a presença do vereador da cultura da Câmara Municipal de Guimarães, dr José Bastos.
Fotografia de Ricardo Cardoso

O dia do domingo foi repartido: a manhã totalmente preenchida com a celebração da eucaristia seguida da procissão do Senhor aos doentes.
Numerosa multidão de fieis tomou parte na majestosa procissão com a fanfarra do Agrupamento 84 do CNE e a banda filarmónica Santa Tecla de Celorico de Basto a abrir caminho que este ano percorreu cerca de 8km para levar a  13 doentes a comunhão eucarística. Todo o percurso da procissão ficou marcado pelos tapetes floridos ou de serrim tingido que envolvem uma grande parte da comunidade na sua elaboração. A persistência da chuva não conseguiu vencer o gosto e o empenho de quantos – alta madrugada se levantam para fazer florir as ruas e caminhos de Cerzedelo.
Fotografia de Ricardo Cardoso

O dr Ricardo Costa, participou na grandiosa procissão em representação da Câmara Municipal.
Na tarde de domingo teve lugar a Via Lucis presidida pelo padre Luís Miguel Rodrigues, que à homilia deixou a interpelação da vivência cristã na alegria da Ressurreição.
Na celebração da tarde foi a vez da drª Paula Oliveira, vereadora da ação social, representar a Câmara de Guimarães.
Fotografia de Conceição Silva

A grande novidade da festa das Cruzes do ano 2015 vai para o apoio à MISSÃO AMAR(ES) – um projeto, uma proposta de vida, como forma de responder ao principal objetivo da exposição missionária – As Cruzes floridas da missão.   


O Voluntariado é, hoje, um movimento que mobiliza em todo o mundo um grande número de jovens e de adultos, sendo um instrumento de participação da sociedade civil nos mais diversos domínios de atividade. Esta prática não se restringe ao campo social, mas alarga-se à cultura, à educação, à justiça, ao ambiente, ao desporto e a outras dimensões do nosso quotidiano e tem vindo a responder às questões que continuamente emergem do tecido social, económico ou político.
Neste contexto, nasceu o projeto “MISSÃO AMAR(ES)” para os alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária de Amares, que através de um conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada pelos alunos, no âmbito de projetos sociais vários, procura além de incentivar o voluntariado em contexto escolar, ao mesmo tempo, promover o agir local e o pensar global. A Educação para o Voluntariado acaba por ocupar, deste modo, um lugar ímpar na preparação integral dos alunos e ajudá-los a construir uma identidade pautada no bem comum.
Acreditamos que sempre que uma instituição educativa promove atividades de voluntariado, mediadas e animadas pela escola oferece aos seus alunos a oportunidade de participar ativamente na construção de uma sociedade mais coesa e mais solidária.
Partindo das experiências realizadas e da formação adquirida ao longo do Ensino Secundário, desejamos incutir nos alunos que participam no Clube da Solidariedade e do Voluntariado da Escola Secundária de Amares um espírito de partilha e experiências globais, nomeadamente em contextos de países em vias de desenvolvimento e, preferencialmente, de língua portuguesa. Assim, quisemos que o projeto “MISSÃO AMAR(ES)” desse uma oportunidade aos alunos de realizarem uma experiência de voluntariado internacional. Neste caminhar contínuo, desejamos poder realizar nossa experiência neste ano de 2015, em São Tomé e Príncipe.

Bernardino Silva,
Professor coordenador do Projeto “MISSÃO AMAR(ES)”
Responsável do Clube da Solidariedade e do Voluntariado

O pároco de Cerzedelo, padre José Ferreira Marques e o provincial dos Missionários do Verbo Divino, padre António Leite, assinaram, ainda, na manhã de sábado, uma carta para endereçar ao Papa Francisco num gesto de partilha e de louvor com o propósito de dar continuidade à missão.

Conceição Silva
Fotografia de Ricardo Cardoso